terça-feira, junho 27, 2006

"Quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma alma".


Em visita ao Museu da Língua Portuguesa juntamente com os meus alunos da ONG Idepac, tive o prazer de realizar uma viagem num mundo de sons e imagens tendo como palco a nossa maravilhosa Língua Portuguesa.
Amante das letras que sou, não pude deixar de notar a brilhante definição de Fernando Pessoa em uma das placas que fica no chão, e que são iluminadas por baixo localizada na "Árvore das Palavras".
Posso estar enganado, mas acredito que o verbo usado pelo escritor nesta frase ("vê") abrange uma série de sentidos que não apenas o da visão, como literalmente escrito. Podemos imaginar a palavra dita por uma pessoa em um "sem número" de tons, humores e sensações e que pode igualmente ser interpretada de diversas outras maneiras.
A palavra por nós lida (visão) ou ouvida da boca de outra pessoa (audição) nos remete a uma sensação, um sentimento, à alma propriamente dita.
Palavras têm o poder de transmitir carinho, amor ou ódio e indiferença. Daí a lição do nosso mestre em comento: "quem não vê bem uma palavra não pode ver bem uma alma". Com segurança podemos traçar um paralelo com outro Mestre, este mais sábio, e o seu ensinamento: "Conhece-se uma árvore pelos seus frutos". Daí perceberemos bem uma alma (ou a veremos como diz Pessoa), a partir do momento que passamos a ver bem uma palavra (lida, escrita, dita).
No ensaio, a palavra seria o fruto proveniente da alma que seria a árvore; ou como me disse uma garota pra lá de adorável há algumas semanas: "as pessoas vêem aquilo que se seu coração está cheio", ou ainda em dito popular "da boca sai aquilo que o coração se enche".
Assim, passemos a avaliar melhor uma palavra; tanto aquelas que saem de nossas bocas ou de nossas mãos, a fim de que possamos nos tornar almas melhores, como aquelas que nos são dirigidas, faladas ou escritas, para que se possa conhecer um pouco melhor as almas que nos cercam, como sugere Pessoa.

Ivanildo Monteiro
27/06/2006.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na Bliblía diz que os olhos são a candeia do corpo,de modo que se os seus olhos forem bons todo o se corpo terá luz.(Lc.11:34).
Essa palavra fala muito e até nos dá sentido ao que FERNANDO PESSOA escreveu em:
"Quem não vê bem uma palavra
Não pode ver bem uma alma".
E aí, gostou?
Quero pedir desculpas pela brincadeira.
Hoje sim sou eu GISLENE OK!

Má... disse...

As palavras tem um incrível poder.Elas podem edificar,alegrar animar ou incentivar uma pessoa como tbm podem ferir e entristecer profundamente um ser.
A palavra de Deus nos fala em Tiago cap:3 vers;9,10:
''Que com a boca bendizemos a Deus e Pai e com ela amaldiçoamos os homens,feitos á semelhança de Deus.''
''De uma mesma boca procede benção e maldição.''
Como podemos dizer que amamos alguém e na primeira decepção ou ''pisada de bola''desejarmos coisas ruins para a mesma.Podemos perceber então que há contravérsias dentro de nós.
Isso nos leva a uma reflexão... de que modo pronunciamos as nossas palavras,pois se falamos o que sentimos como anda nosso coração? e quais são os sentimentos que estamos alimentando em nosso interior?
Julgamos pessoas por seus atos,reações e palavras,e imaginamos conhecê-las pelos os mesmos.Entretando as vezes nossa visão se torna limitada e nossa percepção um tanto quanto falha...pois nem sempre conseguimos ver tdo com clareza, e podem ser ínumeros os motivos,estes que abalam nosso emocional e em alguns casos cegam nosso entendimento. As pessoas buscam maneiras de se fazer entender por outras porém nem todas se revelam como são,há quem seja mais tímido,reservado outro mais extravagante,extrovertido cada qual do seu jeito á sua maneira mas todos possuem um coração que bate incessantemente no peito e na minha opinião é ele que nos dá a direção para conseguir aprender mais de alguém e valorizar o que cada um tem de melhor pra oferecer a si mesmo,a Deus e a todos que ama.
Gostei muito do seu texto.Parabéns