sexta-feira, outubro 16, 2009

15 de outubro - Dia dos professores


Uma de minhas atividades é lecionar. E neste dia 15 de outubro de 2009 fui agraciado com mensagens de alguns alunos e outros professores, parabenizando e incentivando a dar continuidade à doce e igualmente árdua tarefa de ensinar.

A todos os meus alunos, de todo o meu coração: Muito obrigado! Obrigado por permitirem que eu tente me tornar uma pessoa melhor levando até vocês os meus parcos conhecimentos na tentativa de formá-los cidadãos "de bem" e multiplicadores de ações positivas que tem fundamento no amor ao próximo...

Reproduzo abaixo, um texto fascinante sobre a arte de ensinar:

"Bons professores tem uma boa cultura acadêmica e transmitem com segurança e eloquencia as informações em sala de aula. Os professores fascinantes ultrapassam essa meta. Eles procuram conhecer o funcionamento da mente dos alunos para educar melhor. Para eles, cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano complexo, com necessidades peculiares.
Os professores fascinantes transformam a informação em conhecimento e conhecimento em experiência. A educação moderna está em crise, porque não é humanizada, separa o pensador do conhecimento, o professor da matéria, o aluno da escola, enfim, separa o sujeito do objeto. Ela tem gerado jovens lógicos, que sabem lidar com números e máquinas, mas não com dificuldades, conflitos, contradições e desafios. “Por isso, raramente produz executivos e profissionais excelentes, pessoas que saem da mesmice e fazem a diferença”. (Augusto Cury - Pais Brilhantes, Professores Fascinantes).

2 comentários:

Unknown disse...

Oi profe, bacana seu blog adorei!!!!
ass:Talita da sala 01 idepac

Thalita Ventura disse...

Maravilhoso esse livro do Augusto Cury! *-* Uma vez o dei de presente a um professor, ele adorou.

Adoro esse seu post! Adoro notar em suas palavras o orgulho e a paixão de lecionar, de estar ao nosso lado nesse sonho de nos tornarmos muito mais que bons profissionais...
Falo por mim, tenho muito que te agradecer, tanto que nem sei como colocar isso em palavras ... É muito maior! Um dia conseguirei explicar... HAHAHA :X

Uma coisa é certa: Você é um professor fascinante!

Um beijo, Ivan! ;*