quinta-feira, maio 14, 2009

Cidadão do mundo

Sinto-me cidadão do mundo, pertenço a todos os lugares e todos os lugares me pertencem. Porém, apesar do conhecido sentido da palavra propriedade, o sentimento aqui não é aquele com o qual estamos acostumados, e sim de responsabilidade, sentir-se dono de algo. Gosto de me sentir responsável pela minha cidade, meu estado, meu país, meu planeta. Amo a Terra como meu patrimônio, minha herança. Aqui estou e aqui sigo os dias de minha vida, tentando torná-la útil e proveitosa, não somente a mim, mas a todos que me cercam, aos que virão depois. Este é o caminho para o meu melhoramento, a minha evolução.
Amo cada rincão, todos os lugares descobertos e a descobrir, a beleza natural, os povos, a cultura, os diferentes climas, a modificação da paisagem através dos trópicos e meridianos, perene, silenciosa, indescritível...
Contemplo o céu à noite e tento enxergar-me na imensidão do universo. Observo a luz das inúmeras estrelas e penso na quantidade de anos, através das distâncias galácticas, que seu brilho demora até que se torne visível aos meus olhos. Sinto-me a fração de um átomo. E maravilhado permaneço estático a deslumbrar o universo infinito. Penso nas noites, nos dias, nos mundos, nos mistérios ocultos...
E sigo, sigo criança diante das maravilhas de Deus, sigo turista de passagem por um mundo com tão belas facetas e tão tristes paragens.
E que na viagem da vida, entre chegadas e partidas, eu possa sempre sorrir e saber que, inexoravelmente, o Mestre condutor tudo sabe e em seu infinito amor e sabedoria leva-nos sempre para o encontro com Ele e conosco...

Um comentário:

Thalita Ventura disse...

Se todas as pessoas vissem o país em que vivem dessa maneira, e se preocupassem em como melhorar e não em com o destruir, não só o seu, mas o dos outros também ... o mundo seria bem melhor. Mas as pessoas não se preocupam mais com isso, acho que nunca chegaram a se preocupar ... elas já estão destruindo o mundo de maneira inconsciente, sem pensar num futuro. Eu não sou amante do nosso país e acho que também não gosto de muitas coisas que existem nele, mas agradeço à Deus por ter nascido em um país onde não exista "guerra", nem nenhum tipo de desastre natural, me preocupo com o futuro do país e do mundo, pois desejo ter filhos e mais, que meus filhos possam desfrutar das belezas naturais de um país abençoado por Deus, como é o nosso Brasil. ;]