quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Você está se divertindo?



Ao refletir sobre o atual momento vivido por um grande amigo (um dos dedos de minha mão direita, como costumo dizer - depois explico para vocês o porquê disso...) percebi que ele já não transmitia aquela costumeira alegria típica de sua pessoa. Antigamente, olhar e conversar poucos minutos com ele traduziam-se em risos, alegria e contentamento, não que ele se pareça com um palhaço ou tenha características jocosas (rs), era um estado de espírito propriamente dito. Creio que sua alma sempre foi acostumada a lidar de maneira divertida (e, portanto, positiva...) com todas as situações da vida, até mesmo aquelas mais espinhosas. Porém, nos últimos tempos, parece que se rendeu às durezas da vida... Até entendo de certa forma, pois é tanta porrada que a vida dá que às vezes fica difícil mesmo continuar sorrindo.

O perigo desse cenário é nos acostumarmos com o estado negativo. A preocupação constante, a chateação diária e as pequenices que nos incomodam todos que com seu acúmulo, tiram o tesão e o humor de qualquer um. Depois ninguém sabe porque fulano enlouqueceu, surtou e simplesmente jogou tudo para o alto... Há que se levar em conta a história toda...

Ao pensar nisso tudo, julguei que talvez faltasse diversão a esse meu amigo que sempre se divertiu demais! Claro que todos os excessos são ruins, inclusive aqueles que a princípio parecem ótimos, mas deixar de se divertir ou mesmo de ver alegria nas pequenas coisas é igualmente maléfico.

Diante da oportunidade surgida perguntei a ele: - você está se divertindo? Ele não entendeu muito bem a pergunta a princípio ao que complementei: - você agora vive cabisbaixo, voz cansada, sem brilho, sem empolgação... Aí ele entendeu tudo. E respondeu que as preocupações tomavam conta de seu espírito em todos os aspectos. Tivemos um almoço e a conversa transcorreu leve e alegre. Ao final ele me disse que a presença de um amigo causa esse efeito (resgata momentos de felicidade). Fiquei envaidecido pois não esperava isso. Minha preocupação era legítima. Talvez o bate-papo rápido o tenha alertado sobre os perigos de se afundar unicamente nas preocupações...


Tentando transpor as experiências vividas pelos outros para a pronta aplicação em vida própria, percebi que divertir-se é essencial. Torna o fardo mais leve. Transforma as tensões, dificuldades e problemas do dia-a-dia em algo suportável e possível de ser encarado como necessário para o aprendizado, crescimento e evolução constante. As adversidades nos empurram para frente, corrigem rumos e aprumam vidas que inexoravelmente devem seguir para o bem.

A diversão deve fazer parte da nossa rotina (que não deve ser somente de responsabilidades, obrigações e coisas chatas a se fazer...). Se não a encontramos no trabalho, devemos procurá-la na família, junto aos amigos ou mesmo através da prática de atividades que nos gerem prazer.

A vida sem diversão fica cinza e amarga, difícil de encarar. Que tal permitir-se boas gargalhadas, dizer bobagens, sem medo de parecer bobo ou infantil? A vida fica mais bonita, mais doce e colorida.

Diversão já!

5 comentários:

Dedo da mão direita disse...

2na,
Em algumas fases vibramos em uma frequencia diferente da que costumamos vibrar normalmente.
Provavelmente teu amigo passa por uma destas fases. Elas podem levar horas ou anos, dependendo da profundidade dos ferimentos que as causam...
O importante é nunca deixarmos o "como estamos" falar mais alto do que o "como somos".
Obrigado pela força.

Anônimo disse...

Olá!!! A Ká me folou que você tinha um blog, não hesitei em dar uma "passadinha" e te deixar uma mensagem! Gostei muito da postagem "Você está se divertindo?"...Vou responder sua pergunta meu amigo...a vida de casada (o) é o "maior barato", muito bom mesmo!! Estou me divertindo muuuuiiiito! Logo você saberá como é..rsss...
Tô esperando vocês lá em casa, hem!

beijos, Jéssica
p.s - posta algo sobre o casamento, se tiver um tempinho!

Unknown disse...

Tchunae... estou me divertindo muito.. Casar é bom demais ...
Vem pro time!!! rs
bjs e saudades... Cacau.

Dida disse...

Tchu-Tchu,
Não sei se eu sou um desses dedos, mas se for ainda bem que estou bem. Mas brincadeiras a parte, sei bem como é isso e vc. acompanhou boa parte da minha fase crise existencial, quando eu ainda era um solteirão batalhador das coisas do coração. Bons tempos aqueles, mas a vida é assim mesmo, ela nos ensina, de um jeito. Ou de outro.... e a escolha cabe a nós. O lado bom é que se aprende mais com os tombos que com os louros da vitória, então seu amigo vai crescer muito mais como ser humano. Cabe a nós, amigos, darmos o suporte necessário para que ele não desvie demais do caminho.

Abs, e fique com Deus meu amigo.
E vem pro time dos casados vc. também, é muito bom.

Dida.

Natália Firmo disse...

Oiiii...estou te presenteando com um selo, espero que goste, vai até meu Blog...lá tem todas as informações que vc precisa...Parabéns!!!

Blogbeijoooos!