sexta-feira, outubro 16, 2009

15 de outubro - Dia dos professores


Uma de minhas atividades é lecionar. E neste dia 15 de outubro de 2009 fui agraciado com mensagens de alguns alunos e outros professores, parabenizando e incentivando a dar continuidade à doce e igualmente árdua tarefa de ensinar.

A todos os meus alunos, de todo o meu coração: Muito obrigado! Obrigado por permitirem que eu tente me tornar uma pessoa melhor levando até vocês os meus parcos conhecimentos na tentativa de formá-los cidadãos "de bem" e multiplicadores de ações positivas que tem fundamento no amor ao próximo...

Reproduzo abaixo, um texto fascinante sobre a arte de ensinar:

"Bons professores tem uma boa cultura acadêmica e transmitem com segurança e eloquencia as informações em sala de aula. Os professores fascinantes ultrapassam essa meta. Eles procuram conhecer o funcionamento da mente dos alunos para educar melhor. Para eles, cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano complexo, com necessidades peculiares.
Os professores fascinantes transformam a informação em conhecimento e conhecimento em experiência. A educação moderna está em crise, porque não é humanizada, separa o pensador do conhecimento, o professor da matéria, o aluno da escola, enfim, separa o sujeito do objeto. Ela tem gerado jovens lógicos, que sabem lidar com números e máquinas, mas não com dificuldades, conflitos, contradições e desafios. “Por isso, raramente produz executivos e profissionais excelentes, pessoas que saem da mesmice e fazem a diferença”. (Augusto Cury - Pais Brilhantes, Professores Fascinantes).